EMENTA
Perspectivas de análises sobre a prática do pedagogo e as práticas educativas (formal, informal, não-formal) no âmbito escolar e extra-escolar; as organizações educativas em um contexto social pedagógico; a relação entre a unidade, a autonomia, a pluralidade, os modelos de gestão escolar e o direito à participação; a organização escolar e as novas competências profissionais.
OBJETIVOS
Propiciar aos alunos o conhecimento dos diversos espaços de atuação do Pedagogo e o desenvolvimento do potencial de atuação crítica e transformadora nesses espaços.
Enfatizar a formação do pedagogo como gestor e coordenador educacional.
UNIDADES/ SUBUNIDADES
UNIDADE I - A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO NO CONTEXTO ATUAL
Abordagem histórico-social da formação do pedagogo
Formação do pedagogo: bases epistemológicas e ética
O espaço do pedagogo no âmbito escolar extra-escolar
UNIDADE II - UNIDADE, AUTONOMIA, PLURALIDADE
Modelos de gestão escolar e direito à participação: o pedagogo em Relação à escola e a escola em relação ao estado
Níveis de participação
Modalidades de participação
Mecanismo de participação
Políticas de participação
Diversidade de participação
UNIDADE III - ORGANIZAÇÕES EDUCATIVAS
O pedagogo e as práticas educativas
As modalidades de práticas educativas: formal, informal, não-formal
A ação do pedagogo no âmbito escolar ( o gestor, o coordenador, o orientador, o supervisor, o inspetor, o legislador)
A ação do pedagogo no âmbito extra-escolar : órgãos públicos, empresas, Meios de comunicação, ONGS, movimentos sociais )
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ARROYO, Miguel G. – Oficio de Mestre: Imagens e autoimagens. Petropólis: Vozes, 1994.
BRASIL, Lei 9394/96. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 23.12.96.1996.
CANDAU, V.V. et al. Didatica, currículo e saberes escolares. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
DALBEN,A.J.L.F. O trabalho escolar e o conselho de classe. SP: Papirus, 1996.
DELORS, Jacques. Os quatro pilares da Educação. Relatório para a UNESCO – Comissão Internacional sobre a Educação para o Século XXI – UNESCO. Edição ASA.1996.
ENGUITA,M.F. A ambigüidade da docência: entre o profissionalismo e a proletarização. Porto Alegre, Teoria e Educação, 1991.
GADOTTI, Moacir. Organização do trabalho na escola: alguns pressupostos. São Paulo: Ática,1993.
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